Empreendedorismo Social

À primeira vista não encontramos uma relação directa entre empreendedorismo e acção social, no entanto, estes dois conceitos acabam por se cruzar das mais variadas formas.

Podemos começar pelo facto de ambos estarem associados à necessidade de uma mudança de atitude, tendo sempre como base uma análise de novas oportunidades com vista ao desenvolvimento e a melhores condições de vida.

Na nossa acção social consideramos fundamental apostar numa intervenção activa, que deverá passar pela aposta no desenvolvimento pessoal, social e profissional dos indivíduos que, sem opção, se encontram numa situação de fragilidade social.

Para alcançarmos este objectivo, deparamo-nos com um desafio, quase diário, de reinventar redescobrir diferentes formas de intervenção social que visam criar condições que permitam a estes indivíduos alcançar uma competitividade justa. Assim a nossa acção tem passado pela aposta na qualificação de pessoas com baixa escolaridade. Na realidade, consideramos que a qualificação é um dos caminhos para o desenvolvimento da capacidade empreendedora das pessoas, que poderá ser um dos factores libertadores da sua condição de vida.

No entanto, muitos indivíduos alcançam esta capacidade empreendedora, encontrando no seu potencial humano alguma forma de melhorar a sua condição de vida, mas necessitam de algum apoio inicial para avançar. Neste sentido, consideramos fundamental, criar condições para apoiar estes indivíduos a colocar o seu potencial humano em acção. 

Assim, foi com muito agrado que recebemos a proposta da Universidade dos Açores para doação à Cáritas de parte do valor das receitas do evento sobre Empreendedorismo. Este apoio poderá contribuir para darmos continuidade à nossa intervenção, no sentido de apoiar indivíduos que demonstram motivação e capacidade para iniciar algum tipo de actividade.

Ao longo da nossa intervenção nesta área, deparamo-nos com algumas dificuldades no que diz respeito aos recursos disponíveis na instituição. No entanto, já prestamos apoio nas áreas de jardinagem e formação profissional no domínio da Vigilância/Segurança. Importa referir que, existem alguns pedidos pendentes na área da cozinha, nomeadamente para fornecimento de doces e salgados.

Para terminar, uma frase de Ignacy Sachs, “A chave para uma colocação adequada das pessoas no coração do desenvolvimento está em contemplar a diversidade de formas de trabalho encontradas na economia informal e nas pequenas empresas.”